A ACD é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, municipal e estadual, que possui a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS. Atende pessoas com deficiência das cidades de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira, contendo em torno de 648 associados cadastrados atualmente.
Diante da vulnerabilidade social apresentada na nossa área de atuação, a ACD embasada no princípio de garantir e defender os direitos da pessoa com deficiência, busca refletir a realidade vivenciada por estas pessoas e suas famílias; público alvo de nossa instituição que não possuem condições mínimas de acesso aos serviços básicos sociais (saúde, renda, assistência, transporte, entre outros).
MISSÃO
A defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, física, visual e auditiva, visando a inclusão social, o exercício da cidadania, a vida digna, o desenvolvimento humano e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
VISÃO
Ser uma entidade de excelência no atendimento, buscando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária com o olhar voltado às questões das pessoas com deficiência.
VALORES
Ética, transparência, comprometimento, diversidade, superação, empatia e atendimento humanizado.
SERVIÇOS
- SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da formação profissional;
- Estimular experiências que potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social;
- Ampliar participação no território, desenvolvendo competências para a compreensão crítica da realidade social.
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, englobando arte, cultura, esporte e lazer para estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida.
- PREVENÇÃO, INCLUSÃO E MEDIAÇÃO AO MERCADO FORMAL DE TRABALHO
- Realização de encaminhamentos para as empresas empregadoras;
- Orientar as pessoas com deficiência e suas famílias para o reconhecimento e fortalecimento das potencialidades e habilidades para o mercado de trabalho.
- DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS
- Possibilitar a abertura de espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa, no campo socioassistencial, a criação de espaços para a defesa dos direitos, bem como o fortalecimento da autonomia e protagonismo do usuário;
- Formar e capacitar lideranças dirigido ao público da política de assistência social. (Participação dos associados nos conselhos como membros efetivos)
- Encaminhamentos para rede de atendimento.
