Como a Acessibilidade pode estar presente em seu dia a dia?

Estamos vivendo a semana da acessibilidade e convido a você refletir sobre alguns conceitos importantes referentes ao tema. Um aspecto que tem um grande impacto na acessibilidade da pessoa com deficiência são as calçadas. São através delas que uma pessoa pode ter acesso aos estabelecimentos da cidade, direito garantido por Lei. São através delas que por exemplo, uma pessoa com deficiência visual pode locomover-se utilizando a bengala, ou que uma pessoa pode andar com cadeira de rodas e, inclusive, até mesmo indivíduos que utilizam muletas e que possuem baixa mobilidade podem acessar as escolas, lojas, bancos, restaurantes, entre outros. 

Existem alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no que diz respeito à acessibilidade, entre eles:

Piso tátil: são indicações em alto-relevo que, fixadas na calçada, podem orientar uma pessoa com deficiência visual através do toque com a bengala, direcionando com segurança os espaços em que pode transitar. Podem existir o piso de alerta (indicando a presença de obstáculos como árvores, postes, hidrantes, bancos) como também o piso tátil direcional, onde a pessoa pode andar com segurança.

Rampas ou calçada rebaixada: espaço entre a calçada transitável e a rua, de modo que facilite a passagem do pedestre sem obstáculos.

Vaga de estacionamento para PcD: Conforme a Lei Federal nº 9.503/97, são previstas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.  As vagas devem conter o símbolo internacional de acesso.

Edificações acessíveis:

Edificações privadas: as construções particulares devem conter rampas ou equipamentos eletromecânicos para auxiliar no caminho entre os desníveis da edificação. Devem dispor de elevador com entrada acessível quando existirem mais de cinco andares. Além disso também devem dispor de vagas de estacionamento destinadas à pessoa com deficiência/mobilidade reduzida.

Edificações coletivas: Devem haver acesso acessível a todas as rotas. Ressaltamos aqui a comunicação acessível dos andares para a saída de emergência do estabelecimento. Devem também dispor de vagas destinadas à pessoa com deficiência/mobilidade reduzida próxima dos elevadores e locais com alta circulação de pessoas. É recomendado que tais edificações podem dispor de banheiros acessíveis que podem ser utilizados por ambos os sexos.

SÍMBOLOS DA ACESSIBILIDADE

Você sabia que existem alguns símbolos que representam cada deficiência? Cada um traz a mensagem de que no ambiente em questão existem recursos para aquele público. Confira:

Símbolo Internacional do Acesso (SIA)

Símbolo da Deficiência Visual

Símbolo da Deficiência Auditiva

Símbolo da Audiodescrição

Closed Caption

Símbolo do Intérprete de Libras

E você, já conhecia estes símbolos? De que maneira você está acessível ao próximo? Acompanhe nossas ações nas redes sociais e em nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece na ACD.

Escrito por: Leandro dos Santos.

Deixe um comentário